19 de agosto de 2010

Limites que produzem vida




Limites que produzem vida




Muitas famílias colhem frutos amargos e venenosos, justamente porque foram tolerantes com o pecado. O Senhor nos deu a responsabilidade de edificarmos a nossa casa, e somos responsáveis por ela. Não podemos delegar a outros a nossa responsabilidade e nem transferir para outros a culpa pelas consequências dos nossos próprios atos.

 
Procurar culpados para as situações de fracasso, de dor, de tragédia e tantas outras pelas quais passamos não é a solução. Temos que prestar conta das nossas atitudes e é preciso nos conscientizarmos disso. Desde que o homem pecou pela primeira vez no Jardim do Éden, ele tenta transferir para o outro a culpa da sua transgressão (Gn 3.13).


No primeiro livro de Reis encontramos a história de Davi e seus filhos. Adonias, um dos filhos de Davi, um príncipe, formoso, jamais fora criticado por seu pai, que, em todo o tempo, o mimou e o poupou. Este tipo de conduta transforma qualquer príncipe em serpente. Davi foi tolerante com Adonias, permitindo que ele fizesse, tudo o que quisesse. E, mais tarde, Adonias se voltou contra Davi, promovendo uma enorme rebelião e causando muitas mortes. Ainda hoje, quantos pais pecam pela mesma falta - a tolerância - e recebem recompensas terríveis por causa do seu erro.


Há pais que acreditam que amar é deixar os filhos completamente soltos, livres para agirem segundo suas próprias vontades. Entretanto, pensando que estão criando filhos emocionalmente saudáveis, pais permissivos formam pessoas espiritualmente mortas. E muitas vezes, só se dão conta disso quando o caso já se encontra, humanamente, irreversível. Os caminhos da tolerância só conduzem à morte! (Pv 14.12.) Tanto os filhos como os pais precisam de limites, precisam do prumo do Senhor.

Existem muitos pais que são permissivos com seus filhos porque os julgam muito pequenos para receberem disciplina. Mas Palavra de Deus diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele." (Pv 22.6.) Outros agem assim porque seus filhos já estão adultos, e eles acreditam que não há mais solução. É preciso investir na salvação dos filhos. Se, mesmo conhecendo o Senhor, eles permanecem em desobediência, é urgente que sejam advertidos. Não existe idade para se obedecer aos pais e muito menos a Deus.


Não é o meio que destrói o homem, pois nós já temos uma natureza corruptível. Precisamos de limites, regras que possam reprimir a natureza humana para que a natureza de Deus se manifeste. Somente os padrões de Deus podem formar homens íntegros segundo o coração do Senhor. "O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina." (Pv 13.24.)


Deus é Pai e não deixará de nos corrigir, Ele não será tolerante com o pecado. O Senhor nos corrige e perseveramos na sua disciplina, porque a correção de Deus produz desenvolvimento, excelência, maturação espiritual.


Você é um filho de Deus? Então, não despreze a sua disciplina e nem recuse a disciplina dos seus pais, porque está escrito: "Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." (Dt 5.16.) Disciplina é vida.

Pr. Márcio valadão no jornal super noticias.
http://www.lagoinha.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário