20 de novembro de 2010

Velhice?



Versículo do texto:
Rogo, pois aos presbíteros que há entre vós, eu presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como os dominadores dos que te foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.
Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
1 Pedro 5:1-4

A palavra presbítero nos dá ideia de um "cargo" dentro da igreja ligado ao ensino de doutrina cristã e á pregação do evangelho. Mas esta palavra significa muito mais que apenas um cargo. No grego a palavra presbyteros quer dizer "ancião".
E desta forma nos dá ideia de uma linda oportunidade de trabalho para os idosos dentro da obra de Cristo.
Muitos vêem a velhice como a época de "pendurar as chuteiras", sentar no sofá e esperar o fim chegar.
Se você pensa assim ou os outros acham que você não serve mais para nada, lembre-se que "Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o faraó" (Êxodo 7:7).
Num livro sobre missões há um maravilhoso relato sobre a vida de um engenheiro que, após se aposentar, foi para o  Afeganistão e lá organizou uma escola técnica para jovens. E enquanto estava lá, mesmo após a morte de sua esposa por câncer, aquele idoso teve por quase uma década oportunidade de usar sua vida, seus conhecimentos e seu trabalho como meio de transformação social e disseminação do evangelho naquele país tão fechado. A carta de 1 Pedro foi escrita na "Babilônia", um nome simbólico para Roma.
Pedro chama os cristãos a serem uma força de redenção no mundo e para isto não há idade.
Para você que já é idoso ou que quer chegar lá, veja o convite na leitura de hoje: a oportunidade de servir, cuidando do rebanho. Tendo um coração disposto a servir, certamente suas experiências, sua maturidade, suas mãos e talentos serão muito valiosos dentro do corpo de Cristo.
Se somos "como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa" ( Tiago 4:14), que tenhamos sabedoria ; "aproveitando ao máximo cada oportunidade" (Efésios 5:16) e fazendo cada minuto de nossa vida valer a pena mesmo que sintamos que o ponteiro do relógio já parou, pois para Deus ele ainda continua girando.

Mesmo na velhice darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo.
Salmos 92:14-15

Christian Ellert - São Paulo


 
Danielle Sueli
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário