19 de janeiro de 2011

Amor sem medida




Versículo:

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem {que está no céu}.
E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.  João 3:1-21



Qual seria hoje o maior problema do mundo? Lembrei me sobre isso da extraordinária resposta de um famoso escritor:  "Eu simplesmente, eu.
O cristão não pode concordar com quem afirma ser impossível mudar a natureza humana, o nosso "eu", porque as boas novas de Jesus afirmam que Deus pode fazê-lo.
Ficamos felizes quando ouvimos de milagres ou respostas as nossas orações, mas todo aquele que se torna cristão é um milagre vivo que se transforma para melhor a cada dia.
No texto lido, Jesus leva Nicodemos para o centro desse milagre, usando exemplos de coisas conhecidas (como o nascimento e o vento) e mostrando que ele só poderia pertencer a Deus se permitisse que o Espírito Santo soprasse nova vida em seu ser adulto. Nicodemos saiu dali sem alarde, mas convertido; sabemos disso porque João, referindo-se ao cuidado dele para com Jesus depois de morto, nos conta: "Também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus a noite, foi, levando cerca de 100 libras de um composto de mirra e aloés" (João 19:39). Podemos também apreciar os seus feitos: nova alegria, nova compreensão da Palavra de Deus, solução de problemas, feridas cicatrizadas. Acima de tudo, porém, o Espírito Santo nos dá entendimento a respeito de Jesus e de sua Palavra, assim como naquele momento o Senhor ensinava a Nicodemos o que o Filho de Deus veio fazer. Jesus é a verdadeira luz que mostra o nosso pecado, revelando os verdadeiros motivos de nosso coração.
Sempre existirão coisas difíceis de entender, mas se olharmos firmemente para Jesus seremos dirigidos para a verdade e a obediência. Não entenderemos tudo de uma vez, mas o milagre da transformação já começa a realizar-se em nós do momento em que aceitamos Jesus, pois os nossos olhos são abertos para as verdades do seu reino.


Edson de Oliveira Lima - Araraquara - SP



Ninguém que aceite o convite do amor de Deus, é irrecuperável.

Um comentário:

  1. Olá Daniii, que saudades amigaa, ando meia sumidinha mais estou sempre aqui dando uma olhada e seus textos confortam muito meus coração e esclarecem muito a minha mente...Vim aqui tbm lhe fazer um convite para participar de uma brincadeira que está no meu blog, passa lá e dá uma olhadinha, se gostar pode passar adiante...
    bjs bjs e espero resposta! :)

    ResponderExcluir