2 de janeiro de 2011

Lição bíblica para adultos 02 - O Nascimento de Jesus


 









 

          O Senhor Jesus, nasceu de uma virgem chamada Maria, que morava em Israel, região montanhosa da Judéia. Maria era noiva de um homem chamado José. Estava prometida em casamento. Assim como fora um anjo que anunciara a Maria que ela conceberia e daria a luz um filho, também por um anjo, foi revelado a José que sua noiva estava grávida pelo Espírito Santo e teria um menino que salvaria o seu povo dos pecados. (Mateus 1:20-21).
          Depois desta revelação, José recebeu Maria por sua esposa e não coabitou com ela até que lhe nasceu o filho primogênito.
          Um anjo anunciou aos pastores que guardavam seus rebanhos nas proximidades de Belém sobre o nascimento do Messias glorioso - o Filho do Deus Vivente. Então uma multidão da Milícia Celestial contou o lindo hino especialmente composto e ensaiado para aquela ocasião:
          _ Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra aos homens a quem Ele quer bem! E o Senhor Jesus, ali deitado na manjedoura, berço tão simples e humilde, foi também adorado pelos pastores.
          O fato de Jesus nascer de uma virgem foi profetizado centenas de anos antes pelo profeta Isaías e está registrado no livro que leva o seu nome no capítulo 7 versículo 14.
          Milagres maravilhosos aconteceram anunciando Seu nascimento. Uma especial e linda estrela surgiu dos céus e guiou os magos do Oriente (homens sábios estudavam o tempo, e conheciam as profecias referentes ao Messias de Israel) Mateus 2:1-12. Estes adoraram e ofertaram-lhe dádivas dignas de um rei: Ouro, incenso e mirra.
          Maria e José tiveram que ir para o Egito, ocultando-se do furor de Herodes (que queria destruir Jesus, e por isso mandou matar todos os bebês de menos de 2 anos de idade) Mateus 2:13-15. Permaneceram no Egito até que esse rei mau veio a falecer. Tendo José recebido de Deus, vieram estabelecer-se em Nazaré, e por isso Jesus foi chamado de Nazareno (Mateus 2:13-23 3 Lucas 2:39-40).
          Toda a profecia referida para o filho primogênito foi cumprido. Sua apresentação no templo de Jerusalém foi testemunhada por Simão e Ana (Lucas 2:21-38) e foi também circuncidado ao oitavo dia de vida.


Exercício de conhecimento bíblico

1) Responda de acordo com o texto:

a) Onde a mãe de Jesus morava?
b) Para quem Maria estava prometida em casamento?
c) O que o anjo anunciou para Maria e para seu noivo José?
d) Qual seria a missão de Jesus segundo o anjo?
e) O que o anjo anunciou aos pastores?
f) Qual foi o berço de Jesus?
g) O nascimento de Jesus foi profetizado centenas de anos atrás pelo profeta Isaías, reescreva o que diz no livro de Isaías capítulo 7 versículo 14.
h) O que guiou os magos até Jesus, e o que eles deram de presente para Jesus?
i) Para onde fugiu Maria e José e por quê?
j) O que aconteceu com Herodes?
l) Por que Jesus foi chamado de Nazareno?
m) Jesus não foi batizado quando bebê, e sim apresentado no templo. Quem testemunhou este acontecimento?


2) Numere a coluna corretamente:

1. Magos do oriente
2. Rei Herodes  
3. Simão e Ana  
4. Jesus    
5. Isaías


(   ) Messias glorioso - O Filho do Deus vivente.
(   ) Presentearam Jesus com Ouro, incenso e mirra.
(   ) Profeta que profetizou o nascimento de Jesus.
(   ) Queria matar Jesus.
(   ) Testemunharam Jesus sendo apresentado no templo.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário