15 de dezembro de 2013

O que te faria amaldiçoar a Deus?


O que te faria afastar-se de Deus? O que te faria sair da igreja e nunca mais voltar? O que te faria amaldiçoar a Deus? Talvez a maioria de nós, assentados de frente aos nossos computadores, responderíamos que nunca faríamos isso: que nunca nos afastaríamos de Deus, que nunca sairíamos da igreja, que nunca amaldiçoaríamos a Deus.

É muito bom ter essa convicção em nossa vida, mas não é o suficiente. Teremos que vencer algo muito forte. Existe algo que “pode” mudar o nosso coração, que pode mudar a direção de nossa vida com Deus. Isso, é claro, se não somos cristão verdadeiros e convictos.

Essa “coisa poderosa” se chama circunstância. Não existe coisa que mais afaste as pessoas de Deus do que as circunstâncias.

Isso acontece porque a fé de muitas pessoas está baseada e alicerçada nas bênçãos. E bênçãos, na concepção de muitos, é aquilo que representa coisas boas e prazerosas para nós: prazer, ausência de dor, ausência de problemas, alegrias, riquezas, e por aí vai.

No entanto, o conceito de bênção é muito mais profundo, e refere-se aquilo que Deus acha que é o melhor para nós, e nem sempre são coisas prazerosas no nosso conceito. Deus enxerga além dos nossos conceitos falhos e faz sempre o que é melhor para nós, mesmo que isso nos faça sofrer.

É o conceito do Pai que educa os filhos [e quer o melhor para eles], muito conhecido por todos.

Alguns servos de Deus passaram por severas circunstâncias, mas elas não tiveram o poder de desviá-los, pois a sua fé era alicerçada em Deus e não nas circunstâncias favoráveis. Veja o exemplo de Paulo:

“Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Fp 4. 12)

Paulo afirma que passou por diversas circunstâncias; umas boas e prazerosas e outras nem tanto. O fato é que nenhuma delas foi motivo para Paulo afastar-se ou amaldiçoar a Deus.

Jó também é um bom exemplo. Perdeu os bens, perdeu a família, perdeu a saúde, mas mesmo diante dessas circunstâncias desfavoráveis declarou:

“[Senhor] Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42. 5)

Jó viu algo além das dores que passou. Viu a mão de Deus, o aprendizado, a soberania de Deus. Também não se afastou de Deus.

Como vimos, as circunstâncias difíceis podem vir sobre a nossa vida, se Deus assim quiser. Ninguém está isento de passar por circunstâncias difíceis. Deus tem planos para nós e nós iremos passar por eles.

A pergunta que fica é: O que te faria afastar-se de Deus? O que te faria sair da igreja e nunca mais voltar? O que te faria amaldiçoar a Deus?

Que a sua resposta seja [nada], e que no momento em que as dificuldades e circunstâncias difíceis vierem sobre você, haja o mesmo desejo de responder: Nada, nada poderá me afastar e me fazer amaldiçoar o meu Deus, nada!

É uma resposta de fé e de amor a Deus!


Escrito por André Sanchez do Blog Esboçando Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário