2 de março de 2014

Desgraça



Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Romanos 8.8


Um jornal de Porto Alegre publicou uma história surpreendente. Um rapaz que havia roubado uma televisão 29 polegadas da residência de uma diarista de quase cinquenta anos, comprou uma ainda melhor que a primeira e levou-a ao local onde cometera o crime. Assustada, a diarista levou o televisor a uma delegacia de polícia, onde o jovem prestou depoimento. Ele declarou que estava frequentando uma igreja evangélica há três meses, agora era cristão e sua consciência não estava em paz devido ao roubo.

Tão diferente é a história de Acã! Quando o exército de Israel conquistou Jericó sob o comando de Josué, ele desobedeceu à ordem de Deus e levou consigo alguns objetos do inimigo vencido. Logo depois, o exército de Israel tentou conquistar a cidade de Ai e foi derrotado. Josué foi consultar o Senhor, que explicou o motivo da derrota: a desobediência de um membro da comunidade tornava todo o povo culpado. Examinando tribo por tribo, família por família, chegou-se até Acã, que reconheceu seu erro. Conforme a lei determinava, ele, seus familiares e seus bens foram apedrejados e queimados. O lugar onde Acã foi enterrado passou a se chamar Vale de Acor, que em hebraico significa "Desgraça". Só depois dessa tragédia o exército pôde, enfim, conquistar Ai e renovar a aliança com Deus, que havia sido quebrada pela desobediência daquele homem.

O arrependimento tem grande valor diante de Deus, que perdoa o pecado e aceita como filho o pecador. Mas a pessoa não deixa de sofrer as consequências de sua desobediência: para aquele ladrão de Porto Alegre foi uma despesa extra de quase R$ 700,00 reais; para Acã, sua própria vida. Como o tal ladrão mostrou, não há como ter uma vida consagrada a Deus e estar em paz se há erros que devem ser consertados.

Escrito por Vanessa Weiler Ribas, Ijuí - RS

Para o Pão Diário RTM - 2011


O que aprendi:

Aprendo com este devocional que quando cometemos pecados não somente a pessoa que peca, mas todos em sua volta sofrem as consequências do pecado. Vou dar um exemplo: "Um pai de família que bebe até se embriagar e chega em casa espanca esposa e os filhos, ou mesmo tira o dinheiro da compra do mês, para gastar em bar diariamente, deixando a família passando necessidade. Infelizmente, o erro e pecado é do pai, mais toda a família sofre as consequências." 

E se sabemos que alguém pecou ou vai pecar e encobrimos ficando calados, também erramos junto com a pessoa, porque não a exortamos a não cometer o erro. Mesmo que a pessoa não atente para o que falamos, devemos assim mesmo fazer a nossa parte e alertar a pessoa a não cometer o pecado. 

E quando escolhemos o pecado, estamos nos afastando de Deus pela desobediência e a aliança com Deus é quebrada e não há coisa pior que estar longe da graça e do amor de Deus.

E aprendo também que quando queremos viver para Cristo, há uma transformação em nossa vida e o Espírito Santo gera em nós arrependimento de pecado e se temos defraudado alguém devemos ir e restituir aquela pessoa e consertar toda nossa vida diante das pessoas e diante de Deus, pois tudo se faz novo quando estamos em Cristo Jesus. Temos um novo coração e uma nova vida diante dEle.


Danielle Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário