9 de dezembro de 2013

Você é a ovelha do Salmos 23?


O Salmo 23 é uma bela poesia sobre o cuidado de Deus com seus filhos, comparando-o a um pastor que cuida de suas ovelhas com carinho e apreço. O Salmo fala da provisão que o Pastor dará, que não deixará faltar nada; fala de descanso e renovação de forças que o Pastor provê; fala também do guia que o Pastor será, mostrando o caminho certo…
Às vezes podemos pensar que a ovelha do Salmo 23 é alguém que somente recebe bênçãos e não tem nenhuma parte que lhe cabe. Alguns chegam a pensar que este Salmo nos autoriza a pensar que a vida do crente é apenas brindada com coisas agradáveis, e que as coisas que não gostamos não acontecerão, e que o Pastor do Salmo é uma espécie de benfeitor que nos dá tudo que queremos, que gostamos e que pedimos.
Um grande engano! 
Primeiro, porque o Salmo deixa claro que pode existir na vida da ovelha um “vale da sombra da morte” (Sl 23. 4). Certamente podemos comparar este lugar a algo que não gostamos. Gostamos dos pastos verdejantes e das águas tranquilas, mas não do vale da sombra da morte. Mesmo assim ele está lá, passaremos por ele; o Pastor não nos livra dele. O Pastor nos leva até ele e nos acompanha na travessia.
Segundo, existe uma parte que cabe a ovelha: “não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl 23. 4). Confiança plena no Pastor, mesmo na escuridão. A ovelha não amaldiçoa o Pastor, nem murmura contra Ele, apenas confia e passa pelo vale escuro certa de que tudo aquilo está sob o controle do querido Pastor.
A ovelha está certa de que nada a afastará do Pastor. Compromete-se a ser fiel em qualquer situação, independente das circunstâncias, seja nas águas tranquilas ou no vale da provação. O Pastor é o mais importante e não o seu bem-estar: “e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Sl 23. 6)
Esse é o compromisso da verdadeira ovelha com seu Pastor: Confiança e dependência em qualquer situação. Sem exigências, sem determinações ao Pastor, sem revolta, sem murmurações. Apenas confiança e dependência plenas.
Você é esta ovelha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário