16 de janeiro de 2014

Como perder a corrida espiritual


"Disse Samuel: Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel." 
(1 Samuel 13:13)

No momento em que colocamos nossa fé em Jesus Cristo, estamos envolvidos em uma corrida espiritual. Um dos mandamentos de qualquer competição é que devemos jogar dento das regras para não sermos desqualificados. Isto é verdade para todas as corridas, especialmente a espiritual.

1 Samuel nos conta a história do rei Saul, um homem que não jogava seguindo regras. Ele começou seu reinado com vitória e terminou com uma derrota humilhante. Ele perdeu seu caráter, seu poder, sua coroa, e no final, sua vida. Tendo como base a vida de Saul, deixe-mecompartilhar alguns princípios sobre como perder a corrida espiritual.

Ignore as pequenas coisas. O fracasso de Saul não foi imediato, mas então o orgulho se transformou em inveja e ele ignorou o que Deus tinha claramente lhe dito para fazer. Da mesma forma, não é para escolhermos que partes da Bíblia gostamos e que partes não gostamos. Devemos obedecer a Deus mesmo nas coisas mínimas, porque "pequenos" pecados se transformarão em grandes pecados. Isso certamente aconteceu a Saul.

Nunca assuma responsabilidade por suas ações. Mais de uma, vez Saul culpou outros por suas próprias escolhas erradas (ver 1 Samuel 13:11-12). Saul só queria salvar a si mesmo. Ele esqueceu que Deus sempre sabe a verdade.

Não fique bravo, fique calmo. A animosidade de Saul finalmente o destruiu. Ele ficou com ciúmes quando Deus ungiu e começou a usar Davi, um jovem pastor. Precisamos entender que Deus escolhe quem quiser. Não deixe o ódio te destruir.

Deus lhe deu, assim como a Saul, potencial. Ele lhe deu certos dons e talentos. Cabe a nós corrermos bem a corrida e jogarmos dentro das regras para não sermos desqualificados. Não seja arrogante. Não seja tolo. Isso é desperdiçar a vida.

Devocionais Diários

Nenhum comentário:

Postar um comentário