18 de janeiro de 2014

Cristãos e finanças: Economia de energia = mais dinheiro no bolso


Na semana passada falamos um pouco sobre a importância do uso consciente e correto de recursos como água, energia elétrica, telefone, gás, e outros. Iniciamos com algumas dicas sobre o uso sábio da água, que refletirá tanto na economia no orçamento, quanto na preservação desse recurso para as próximas gerações.

Hoje falaremos sobre a energia elétrica

A energia elétrica pode representar um rombo no final do mês em nosso orçamento se a utilizarmos de qualquer jeito. Alguns acham que apenas uma luz ligada não fará diferença no orçamento, mas essa não é a realidade. Segundo a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) uma lâmpada de 60W ligada 5h por dia, por 30 dias, consumirá 9kWh. Multiplicando pelo valor do kWh, que aqui na minha região é de R$ 0,342123, temos o valor de R$ 3,07. Isso é o gasto de uma única lâmpada.

Hábitos saudáveis no uso da energia elétrica rendem boa economia e muita ajuda ao meio ambiente, sem contar que com um consumo menor os riscos de apagões são diminuídos.

Veja algumas dicas que nos ajudam a economizar no final do mês:

1. Quando for comprar um produto verifique o selo de eficiência energética PROCEL que consta nele. A letra A representa o mais econômico e a letra E o mais gastão.


2.Quando não estiver usando um aparelho, desligue-o. Aparelhos ligados sem objetivo tiram centavo por centavo de sua carteira. Comece a reparar quanta coisa está ligada ao mesmo tempo em sua casa e quantas delas estão realmente sendo utilizadas.

3.Cuidado com as lâmpadas. Incentive que em sua casa todos criem o hábito de desligar as luzes ao sair de um cômodo. Aproveite ao máximo a luz do sol. Opte pelas lâmpadas econômicas, que são um pouco mais caras, mas que no longo prazo geram economia, pois duram mais e consomem menos.

4. Cuidado com o chuveiro elétrico: Ele representa de 25 a 35% da sua conta. Use-o com moderação.

5. Usar a geladeira de qualquer jeito também pode sair caro. Ela representa um gasto de 25 a 30% do total da sua conta.

6.Use sua TV moderadamente. Evite dormir com ela ligada, ou deixá-la ligada sem ninguém assistindo. O televisor representa de 10 a 15% do valor de sua conta. Desligue a TV e vá ler um livro. rsrs

7.Fique atento com os outros aparelhos como máquina de lavar, ferro de passar roupa, ar-condicionado, etc. Todos eles podem ser usados de uma forma mais econômica.

Se interesse pelo assunto e busque mais orientações sobre economia na conta de luz. Essa economia na energia elétrica multiplicada por vários anos te renderão uma boa economia para aplicar em coisas boas para a sua vida.

Deixo aqui o link para o site da CPFL, que tem dicas super legais sobre o uso correto da energia elétrica. Deixo também abaixo uma tabela que mostra o consumo médio dos aparelhos de nossas casas.

Escrito por André Sanchez do Blog Esboçando Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário