18 de janeiro de 2014

Estou decepcionado com as eleições deste ano


Nunca fiquei tão decepcionado
com o processo eleitoral quanto neste ano. Não quero generalizar, mas acho que o que vejo em minha cidade não é muito diferente do que ocorre nas outras cidades deste país. Os candidatos aos cargos públicos nunca desrespeitaram tanto o eleitor quanto neste ano.

Começa pela falta de postura ecológica. As ruas estão abarrotadas de “santinhos”. Vejo em minha cidade uma quantidade imensa de “santinhos” que vão sendo jogados indiscriminadamente nas ruas. Todos os dias chego em casa, e minha varanda está lotada de papéis dos candidatos que querem me representar. Porcos deste jeito e sem consciência ambiental, será que merecem meu voto?

A propaganda através de banners e placas também é de entristecer. A lei proíbe usar áreas públicas para colocar banners e placas, mas os candidatos não ligam. Entulham com suas propagandas as avenidas, as rotatórias, os canteiros centrais, os postes, etc. Com suas placas, chegam até a provocar acidentes, por causa da obstrução da visão dos motoristas. As autoridades eleitorais? Fingem que não veem.

Fazem paródias de músicas conhecidas para buscar mais votos. Músicas famosas fixam mais seus números na mente do eleitor. Usam métodos que não deveriam ser usados. O debate de ideias, de propostas, de sonhos, é que deveriam ser trazidos à tona, e não paródias para tentar empurrar goela abaixo os seus números aos eleitores menos esclarecidos. Desrespeitam as pessoas com seus carros de som em volumes altíssimos e com mensagens repetitivas que focam apenas os seus números e as suas promessas muitas vezes infundadas.

A propaganda na TV é um capítulo à parte. Alguns tem como principal uso do seu tempo as brigas e os ataques, esquecendo-se que o eleitor consciente deseja escolher as melhores ideias e ver propostas consistentes. Outros, tentam manipular os eleitores com piadas, com jargões, com personalidades ao seu lado, buscando conseguir uma influência por meios que, na minha opinião, são antiéticos.

Outra tristeza são os candidatos com ficha suja na justiça se candidatarem aos cargos. Com a maior cara lavada tentam enganar o eleitor de memória curta. Eles não têm vergonha na cara. É preciso fazer uma lei para que eles possam largar o osso à força; lei essa que, até agora, às portas da eleição, não foi ainda promulgada. Uma lei tão óbvia precisa de tanta dificuldade para ser aprovada?

Muitas coisas ainda poderiam ser ditas. Tenho certeza que você leitor também tem visto muitas coisas decepcionantes onde mora. Se quiser, deixe o seu protesto nos comentários. Quanto a mim, estou decepcionado com os candidatos nessas eleições, mas mesmo assim vou votar, pois eu tenho um sonho de que um dia as coisas possam mudar, e sei que o voto é uma das armas de mudança. Eu sei que ainda existem os bons e honestos candidatos, mas, infelizmente, eles são cada vez menos e mais difíceis de encontrar.

Escrito por André Sanchez do Blog Esboçando Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário