23 de janeiro de 2014

Dois homens


João 11:30-37

…agitou-se no espírito e comoveu-se. […] Jesus chorou.  João 11:33,35

Em nossa cidade, dois homens foram mortos no mesmo dia. O primeiro, um policial, foi alvejado ao tentar ajudar uma família. O outro era um sem-teto que foi alvejado enquanto bebia com amigos na manhã daquele dia.

Toda a cidade entrou em luto pelo policial. Ele era um jovem bom e se importava com os outros e era amado pela vizinhança a que servia. Alguns sem-teto ficaram de luto pelo amigo que amavam e perderam.

Acredito que o Senhor se entristeceu por ambos.

Quando Jesus viu Maria e seus amigos chorando pela morte de Lázaro, “…agitou-se no espírito e comoveu-se” (João 11:33). Ele amava Lázaro e suas irmãs. Apesar de saber que Ele logo ressuscitaria Lázaro, chorou com eles (v.35). Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que parte do choro de Jesus pode estar relacionada com a morte em si e com a dor e tristeza que esta traz ao coração das pessoas.

A perda faz parte da vida. Mas porque Jesus é “…a ressurreição e a vida…” (v.25), aqueles que creem nele um dia experimentarão um fim para a morte e toda a tristeza. Neste ínterim, Ele chora conosco por causa de nossas perdas e nos pede: “…chorai com os que choram” (Romanos 12:15).

A compaixão ajuda a curar as dores de outros.

Escrito por Anne M. Cetas

Nenhum comentário:

Postar um comentário