17 de janeiro de 2014

Venha ser um lavador de pés sujos!


“Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição
 inferior.” (Rm 12:16 – NVI)

A grande lição que este versículo nos traz está ligada a oposição entre orgulho e humildade. Orgulho é o elevado conceito que alguém tem de si mesmo. O orgulhoso é arrogante e soberbo, de forma que se vê acima das outras pessoas. O orgulhoso tende a desprezar aqueles que são considerados por ele como inferiores ou que estão em posições menores. Se não o faz publicamente, faz interiormente.

Humildade, por sua vez, é o sentimento que faz a pessoa reconhecer que não é melhor que ninguém. O humilde é modesto e não ousa se achar acima dos outros. O humilde reconhece que Deus é quem o sustém e que sozinho não é nada. Ele sabe que todos somos pó e ao pó tornaremos.

Enquanto o orgulho afasta-nos do nosso próximo e de Deus, a humildade nos aproxima deles. A virtude de cultivar a humildade e enxotar de nossas vidas qualquer tipo de orgulho deve ser cultivada com empenho e dedicação, pois exige alto grau de comprometimento e atitude.

Talvez, o exemplo mais impactante de alguém que buscou a humildade acima do orgulho, tenha acontecido com Jesus na ocasião em que lavou os pés dos apóstolos. Naquela época, lavar os pés de alguém era função do escravo, do menor, do mais pobre, do mais humilde. O filho de Deus, sendo Deus, não precisaria lavar os pés de ninguém, mas exemplificou o que deseja de nós: que tiremos qualquer orgulho do nosso coração e sejamos servos humildes das pessoas.

A maioria dos apóstolos que ali estavam eram pobres e de condição humilde. Talvez pensemos que eles é que deveriam lavar os pés do Deus Todo-Poderoso, como Pedro pensou. Jesus, porém, mostra que nesta terra, quer pessoas que não tenham um conceito elevado de si mesmas, mas que estejam dispostas a servir o mais humilde habitante que necessitar.

Ser um humilde é muito mais que uma decisão. Ser humilde é observar as características da humildade e praticá-las, focando em nosso próximo, sendo capazes de servir até mesmo o que é considerado mais inferior, engolindo qualquer sentimento de superioridade.

Em tempos de valorização do orgulho, quem se habilita a lavar os pés sujos de alguém?

Escrito por André Sanchez do Blog Esboçando Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário