18 de março de 2014

A morada de Deus


Mas buscareis o lugar que o Senhor, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação; e ali vireis. Deuteronômio 12:5


Ao fazer Abrão sair de seu país longínquo, Deus tinha em vista preparar um povo que levasse Seu nome e manifestasse Seu poder no mundo.

O versículo de hoje constitui o mandamento de Deus a Abrão acerca do país prometido; Deus instruiu Israel a ter um local de reunião, ao qual o nome divino estaria ligado, um lugar que daria testemunho de que todo o povo servia ao mesmo e único Deus.

Várias vezes por ano, motivados pelas festas solenes, os israelitas deviam ir ao lugar onde residia o sumo sacerdote para cumprir ali os ritos prescritos. Somente no reinado de Davi o centro de reunião foi fixado em Jerusalém, e na época de Salomão se construiu o templo que abrigou a arca de Deus.

Hoje em dia, que mudança! Já não existe mais um único lugar onde se pode encontrar a Deus. Pelo Seu Espírito, Ele mora em cada salvo, que pode adorar a Deus "em espírito e em verdade" em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite. Que privilégio poder se aproximar assim tão facilmente de Deus!

A Bíblia nos pede também que nos encontremos com outros cristãos para adorá-Lo juntos, guiados pelo mesmo Espírito. Essa adoração coletiva glorifica a Deus, nosso Pai, e a nosso Senhor Jesus Cristo. O Novo Testamento nos ensina que os salvos constituem conjuntamente um "templo santo no Senhor", uma "morada de Deus no Espírito". (Efésios 2:21 e 22).

Cada um de nós somos o Templo do Espírito Santo, mas, isso não quer dizer que devemos viver sem comunhão com os irmãos. Deus nos chamou para andar em união e comunhão com os irmãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário