1 de março de 2014

Conheça as oito razões que mais afastam os casais após a chegada do bebê




1- Prioridade: a prioridade passa a ser a criança. O lazer, o descanso e a vida em casal ficam em segundo, terceiro, quarto plano e, em muitos casos, se extinguem. Não é raro que o sexo vire tabu. É comum a mulher colocar a criança para dormir na cama do casal para evitar a aproximação do marido.

2- Brigas: as divergências no modo de cuidar e educar os filhos são motivos frequentes de brigas entre os casais. Cada um tenta impor suas opiniões, sem considerar as do outro.

3- Competição: algumas mulheres se sentem traídas pelas filhas quando os maridos dedicam muita atenção a elas, mas muitas delas têm tamanha culpa e vergonha disso que não admitem nem para elas mesmas seus sentimentos. Muitos homens, por sua vez, ficam com raiva de seus filhos devido à competição territorial. Têm a sensação que perderam a mulher para o bebê, que passa a ser o senhor de todas as atenções.

4- Responsabilidade: a divisão de tarefas em relação à criança passa a ser um drama para o casal. Ambos se sentem responsáveis, mas ninguém quer trocar fraldas, acordar no meio da noite, ouvir choros intermináveis, fazer a criança dormir, levar repetidas vezes ao médico, ouvir opiniões dos parentes sobre como criar filho e dar conta de tantas obrigações.

5- Sensualidade e sexualidade: algumas mulheres passam a sentir vergonha do corpo por causa de problemas como flacidez, estrias, varizes, escurecimento dos mamilos e ganho de peso adquiridos durante a gestação. Muitos homens também mudam a visão que tinham da mulher, depois da maternidade. Passam a vê-las como mãe, não mais como mulher

6- Tempo: o nascimento de um filho acarreta a escassez de tempo para o casal. A criança requer atenção permanente e reduz as oportunidades de abandonar-se ao ócio e às brincadeiras descontraídas, como havia antes de serem pais

7- Interferência familiar: apesar de o apoio familiar (de pais, sogros, irmãos, cunhados) ser fundamental para orientar os jovens pais, muitas vezes, a interferência é excessiva. Essa intromissão exagerada, aliada ao estresse natural da situação, acaba fazendo com que o casal brigue mais.

8- Cansaço: o esgotamento físico e mental inibe as respostas sexuais; a falta de sono detona o humor e a capacidade de sentir prazer nos primeiros 18 meses após o nascimento do bebê.

Saiba e evite que isso ocorra no seu casamento!


Fonte: Mara Lúcia Madureira, psicóloga, especialista em psicoterapia cognitivo comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário