A maioria logo percebe que nunca encontrarão igreja perfeita, então, não é algo raro, que encontremos pessoas divulgando grandes listas de imperfeições que encontraram na “igreja A”, na “igreja B”, na “igreja C”.
Alguns sonham com a igreja iniciada pelos apóstolos. A acham a igreja perfeita. Engano! Só pra lembrar, a instituição dos diáconos, contada no inicio do livro de Atos, foi a solução encontrada para um conflito entre grupos que estavam dentro da mesma igreja:
“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.” (At 6. 1)
Muitas outras “imperfeições” apareceram no decorrer da vida da igreja. O fato é que a igreja feita de homens imperfeitos nunca chegará à proeza de se tornar uma igreja perfeita e que se enquadre nos sonhos dos mais exigentes.
Se você procura uma igreja perfeita para buscar a Deus, eu te aconselho a desistir. Assim como não encontraremos pessoas perfeitas, nem família perfeita, nem sociedade perfeita, nem cidade perfeita, nem pais perfeito…não encontraremos a igreja perfeita.
O fato de não existir “a igreja perfeita”, também não é uma desculpa aceita por Deus para não estarmos numa comunidade buscando-O e servindo o próximo; veja o mandamento: “Não deixemos de congregar-nos [na igreja imperfeita], como é costume de alguns;” (Hb 10:25 – Grifo meu)
Antes, devemos fazer parte desta comunidade ordenada por Deus, contribuindo para que a cada dia a igreja possa se aproximar mais do exemplo de Cristo. Se formos a igreja com o intuito de acharmos defeitos, voltaremos com um cadernos escrito cheio deles.
Se a imperfeição começa em nós mesmos, por que exigir a perfeição da igreja, que nada mais é do que a união de todos nós, os imperfeitos servos de Deus?
Escrito por André Sanchez do Blog Esboçando Ideias
Nenhum comentário:
Postar um comentário