11 de dezembro de 2010

Razões

 
 
Razões
 
 

Passagem bíblica do texto:
E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:57-62

 
 

Quantos cursos ou projetos você já começou e, por inúmeras razões, abandonou? Começar coisas e depois parar é comum. O problema é quando isso se refere a nossa fé e ao compromisso com Jesus. No texto bíblico de hoje, três pessoas têm a chance de segui-lo, porém levantaram objeções.
O primeiro se convida para seguir Jesus por iniciativa própria, mas Jesus mesmo o adverte quanto às dificuldades.
O segundo é convidado por Jesus à segui-lo, mas impõe condições diante do convite.
Na terceira situação, o próprio homem se convida e logo ele mesmo já aponta suas próprias dificuldades para seguir adiante.
Isso nos mostra algumas razões pelas quais pessoas não querem seguir ou não continuam seguindo a Cristo: há os que se propõe, a fazer coisas que eles mesmos não sabem se conseguiram - estabelecem alvos inatingíveis; outros há que desistem porque não conseguiram o que lhes foi prometido (e Jesus não promete metade do que certos divulgadores de um "novo evangelho" andam prometendo por aí - veja o versículo 58!).
Alguns querem segui-lo, mas só depois que se livrarem de todos os seus impedimentos (família, trabalho, projetos, amor, projetos pessoais, etc.) Por fim, há os que querem seguir a Jesus desde que eles mesmos estabeleçam as regras. E aí fica muito complicado porque, na verdade, quem está seguindo quem mesmo?
Você é um seguidor de Jesus? Ainda não? E por que não se torna um, de verdade? E se você o é, alguma vez já pensou em desistir de segui-lo? Ou já não o segue com o mesmo empenho, amor e alegria de antes?
Se assim é, avalie o porquê e volte!
Não vale a pena desistir de Jesus por nada, nem pelo passado, nem pelo futuro, porque o passado já passou e o futuro será tão melhor quanto mais firme você estiver nas mãos seguras dele. Seguir a Cristo pode muitas vezes não ser fácil, mas certamente, é o único caminho da realização plena e eterna rumo ao coração do Pai, e da eterna salvação no reino dos céus.
Wanderley de Mattos Jr.
São Paulo

 
Danielle Sueli
 
 

Um comentário:

  1. Oi Danielle! Obrigada pelas mensagens! Tentei deixar um comentário aqui antes mas não consegui... Muito obrigada por seguir o Flores, já estou te seguindo também e agora este é um espaço que sempre visitarei, é maravilhoso poder divulgar e compartilhar a Palavra de Deus. Paz!

    ResponderExcluir