5 de fevereiro de 2014

Não peques mais


… Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. (Jo 8.11.)


Jesus estava assentado, no templo, ensinando aos seus discípulos. Seu ensino de amor entrava nos corações como um perfume de esperança e vida. Enquanto ele se encontrava ali, fariseus e escribas se aproximaram, trazendo consigo uma mulher apanhada em ? adultério. Envergonhada e provavelmente em prantos, ela ficou de pé no meio do grupo para receber sua condenação. E assim disseram os fariseus e escribas: Na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois que dizes? perguntam a Jesus (v. 5).

A intenção daqueles homens não era solucionar o problema da mulher, e sim colocar Jesus em confronto com a lei para terem de que o acusar. A lei, e não o ser humano, é que importava para eles. Em sua concepção da vontade de Deus, o homem não tinha importância, e sim a Torá. Mas Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele veio revelar que o coração de Deus está envolvido em amor salvador e bondoso para com todos, e que a lei serviria para nos mostrar a nossa incapacidade de salvação por méritos próprios. E então, naquela ocasião Jesus mostrou isto àqueles homens.

Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.(v. 7.) Ao ouvirem essa resposta do Senhor, todos foram se retirando, a começar dos mais velhos, acusados pela própria consciência. E a palavra que Jesus deu à mulher foi: Vai e não peques mais. Jesus ofereceu-lhe perdão (através de sua morte em nosso lugar na cruz) e uma nova vida.

Esta bênção é também para você. Ele te oferece perdão e vida nova.

Oração:
Pai, não temos palavras para agradecer teu amor e tua bondade para conosco. Não somos merecedores do céu e da tua salvação, mas aprouve ao Senhor salvar-nos por amor e misericórdia. Obrigado, Senhor. Ajuda-nos a viver agora de modo digno do evangelho. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário