12 de abril de 2014

As três peneiras - Verdade, bondade e Necessidade



Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.


Esses pilares por sua vez, foram supostamente transformados em peneiras.

Sempre que algo lhe ocorrer e sentir desejo de compartilhar com os demais, lembre-se das Três Peneiras:


1)- A primeira peneira é a da VERDADE:

Pergunte-se se você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro. Se lhe sobrar no espírito alguma dúvida ou receio, então, não pode ser tido como verdadeiro.


2)- A segunda peneira é a da BONDADE:

“Pergunte-se se o que você vai contar,mesmo que seja verdade, se gostaria que os outros também dissessem a seu respeito”. Se por qualquer motivo lhe causar horror ou transtorno, então não pode ser tido como algo bondoso.


3)- A terceira peneira é a da NECESSIDADE:

Pergunte-se se você acha mesmo realmente necessário contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante ? Respondendo : Por que ? A pessoa te deu esta liberdade ? Isto irá beneficiá-la ? Irá fazer-lhe algum bem ?

Se o que você irá contar realmente passou pela terceira peneira, então, poderá passar adiante.

Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente falar dos outros.


“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” Provérbios 21:23


Se de fato a ideia das três peneiras foi de Sócrates ou não, eu não sei, contudo vemos um grande aprendizado neste texto. Eu particularmente gostei muito e vou por em prática. 
Danielle Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário